Imagine que deseja construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral. Com certeza, sua intenção é que tudo dê certo, mas, para que isso ocorra, é necessário fazer um cuidadoso planeamento.
Preste atenção nesta palavra: PLANEAMENTO. Ou seja, a casa, a festa e a viagem não se vão realizar apenas porque você assim deseja, mesmo que seja um desejo ardoroso. Ideias assim nascem em nossos corações, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo.

Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas.
Se, para uma simples viagem, precisamos fazer isso tudo, imagine quando queremos abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.
Para você organizar suas ideias é que foi criado o PLANO DE NEGÓCIO. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, o plano de negócio será o seu mapa de percurso.
O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e para a gestão da empresa.
Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objectivos de um negócio e quais os passos que devem ser dados para que esses objectivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir os seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
No final, o plano irá ajudá-lo a responder à seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”.
Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade. E tenha claro que começar já é a metade de toda a acção. (adaptado: Cláudia Pavani – Plano de Negócios: um guia para o voo da sua empresa)
De um ponto de vista mais formal, um Plano de Negócios é um Plano base, essencial para a estruturação e defesa de uma nova ideia de negócios ou de um negócio já iniciado.
Deve ser um Plano que se foque nas linhas essenciais do projecto, que defina a alocação dos vários tipos de recursos, que esteja concebido para concretizar a ideia que se pretende implementar e para solucionar os problemas que inevitavelmente aparecerão. Os negócios necessitam de planos que optimizem o seu crescimento e desenvolvimento, de acordo com as prioridades.
O Plano reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser e assume-se como um instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir para o sucesso das organizações. É uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial.
O plano de negócios também é utilizado para comunicar o conteúdo do projecto a investidores, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.
Trata-se basicamente de um instrumento de planeamento, no qual as principais variáveis envolvidas em um empreendimento são apresentadas de forma organizada.
A elaboração de um Plano de Negócio aumenta em até 60% as possibilidades de se obter sucesso
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